Original Aloha Style

Aloha from Hawaii!

Apesar das diferenças, todas as ilhas havaianas terão trilhas e praias incríveis.

27/07/2019 18h12Atualizado há 4 meses
Por: Carol Guibu
Fonte: Da redação
162

Andei meio sumida esses dias, sorry guys. Estive ocupada com coisas pessoais e também fiz uma viagem, o que me deixou sem muito tempo para dar as caras por aqui. Mas de volta, hoje vou falar um pouco sobre as principais ilhas desse arquipélago chamado Havaí.

Confesso que, antes de começar a escrever esse texto, pensei em dar dicas sobre o que fazer em uma viagem de dez dias por aqui - provavelmente vai ser o tema do próximo post (olha o spoiler!). Mas percebi que precisava, antes disso, falar um pouco sobre as características das principais ilhas havaianas. Aí então, sabendo um pouquinho mais sobre cada uma delas, você poderá escolher a(s) ilha(s) que mais combina com o seu estilo de viagem.

Encravado no meio do Oceano Pacífico, o arquipélago abriga uma incrível diversidade de paisagens naturais e históricas. De praias deslumbrantes a vulcão em erupção, passando por penhascos intocados a montanhas com neve e metrópole fervilhante, são 16.624 km2 de cenários capazes de tirar o fôlego de qualquer um! Ao todo são mais de 100 ilhotas, sendo oito principais, e sete delas habitadas: Oahu, Big Island, Maui, Kauai, Molokai, Lanai e Niihau (esta última é totalmente privada e só se permitem passeios pela sua costa).

Apesar das diferenças, todas as ilhas havaianas terão trilhas e praias incríveis. Abaixo listo as principais características de cada uma delas. Aí é só decidir qual é mais a sua cara e preparar as malas!

OAHU

Se você quer conhecer aquele Hawaii que aparece nas revistas (de surf principalmente) aqui é o lugar! Todos os anos, surfistas do mundo inteiro chegam à ilha em busca das ondas perfeitas. Entre os picos mais famosos, Pipeline (no lado norte da ilha) e Bowls (lado Sul). Além do surf, a ilha também é conhecida por ser a mais turística de todas. Então, se você curte passear por ruas repletas de restaurantes, nightclubes e lojas badaladas, opções não vão faltar! Resumindo, aqui dá pra ter de tudo um pouco: natureza, surf, metrópole e passeios históricos.

MAUI

Territorialmente é maior que Oahu, mas as cidadezinhas de lá se resumem basicamente a uma rua principal com lojas de grife e restaurantes gourmets. Porém, se você curte ver baleias, basta vir entre dezembro e março que, com certeza elas vão estar por lá dando o ar da graça! As tartarugas estão sempre por lá também. Na praia de Hookipa há um pequeno santuário onde elas ficam lá de boa, só relaxando, enquanto os turistas tiram milhões de fotos! E se você é surfista, mesmo que iniciante, provavelmente já ouviu falar em Jaws. Pois é, esse pico famosíssimo e super casca grossa também é um dos lugares imperdíveis em Maui.

Por do sol em Maui

 

BIG ISLAND

Como o próprio nome já diz (Grande Ilha, em português), Big Island é a maior ilha havaiana. Lá é possível ver vários tipos de vegetação, apenas indo de um lado para o outro da ilha. Pra se ter uma ideia da diversidade deste lugar, no inverno é possível ver neve no topo das montanhas! Nas outras épocas do ano, além de praias incríveis como a Black Sandy Beach (praia de areia preta), dá para caminhar por um vulcão ativo, fazer mergulhos com snorkel em praias onde a vida marinha é praticamente intocada, passear por parques arqueológicos e ranchos com cavalgada.

 

Bom, como conheço "apenas" essas três ilhas acima, daqui para baixo, tudo que escreverei será baseado nos relatos e pesquisas que fiz.

KAUAI

Kauai está na minha lista de viagens desde a primeira ida a Big Island - segunda ilha que conheci, depois de Oahu. Isso porque, vários amigos que fiz por aqui me disseram que essa é uma das mais incríveis e intocadas ilhas havaianas. Lá tem surf, trilhas incríveis e muita, muita natureza selvagem. Entre os passeios imperdíveis, a Na Pali Coast é um deles. O conjunto de penhascos e despenhadeiros com vales bem estreitos que terminam de forma abrupta à beira-mar é considerado o segundo conjunto de penhascos mais alto do mundo (cerca de 1,000m) – o primeiro está em Moloka’i, outra ilha do arquipélago havaiano.

 

LANA'I

Apelidada de "ilha exclusiva", Lana'i faz juz a fama. Lá é o local onde os ricaços vão jogar golfe e relaxar em praias privadas. Foi ali que Bill Gates se casou, por exemplo. Cerca de 98% do território de Lana’i pertence ao bilionário Larry Ellison, dono da empresa de tecnologia Oracle. A fortuna de Ellison é calculada em cerca de $42 bilhões de dólares (dados de set/2013). O que transformam em trocado os $550 milhões de dólares que ele pagou pela ilha de Lanai, na que foi considerada a maior transação imobiliária da história recente.

 

MOLOKAI

A ilha que pode ser vista – beeem de longe - de alguns pontos de Honolulu (capital de Oahu), é considerada a mais pacata e menos turística de todas. Para se ter uma ideia, até pouco tempo atrás nem energia elétrica tinha por lá. Então, se você quiser se desconectar com tudo o que remeta a uma cidade grande, como prédios, congestionamento de carro, shopping centers, Molokai é a melhor escolha. O local, que já foi abrigo para leprosos, é o melhor exemplo de como era a vida no Hawaii antigamente, cheio de histórias e paisagens intocadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4