Expedição

Expedição reúne 130 pessoas no Vale do Catimbau em Pernambuco

mais de 100 pessoas no Parque Nacional do Catimbau

08/05/2019 13h50Atualizado há 2 meses
Por: Anderson
223

Uma expedição reuniu mais de 100 pessoas no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, o segundo maior parque arqueológico do país, neste mês de abril. Pessoas de todas as idades, sozinhas ou acompanhadas, decidiram se aventurar pelas trilhas, cânions e cavernas do lugar, descobrindo um pouco mais sobre a história do Brasil e desfrutando das mais belas paisagens do Agreste pernambucano.

A expedição foi conduzida por um dos guias mais conhecidos da Região, Waber Ferreira, proprietário da Rindo Eco-Camping. O espaço do camping é composto de área para fogueiras, energia, wi-fi, banheiros e cozinha coletiva. A proposta do ambiente é aproximar ao máximo as pessoas da natureza, com o mínimo de estrutura necessária para proporcionar o descanso necessário após as atividades diárias.

Entre os aventureiros, um grupo de trinta pessoas dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte levados pela Climb Adventure, uma empresa de turismo de aventura com mais de cinco anos de experiência no mercado. “Oferecemos uma opção diferenciada de lazer, com diversas atividades em contato com a natureza, interagindo de forma sustentável com o meio ambiente”, descreve Anderson Nascimento, um dos sócios da Climb. O grupo ainda foi levado para finalizar o passeio com um rapel no Parque Pedra Furada, no município de Venturosa, também em Pernambuco.

Antes disso, porém, muitos quilômetros de trilhas foram percorridos em passeios que incluíram visitas a sítios arqueológicos com pinturas rupestres, entre eles, o cemitério indígena na Pedra do Cachorro, a Casa de Farinha e o Loca das Cinzas. O roteiro ainda incluiu caminhadas por entre cânions e rios de areia, escalaminhada em paredões de arenito entre 200m e 950m de altitude, além de um incrível pôr do sol com a trilha sonora de artistas locais no Chapadão.

SOBRE O LUGAR

 Criado em 13 de dezembro de 2002, o Parque Nacional do Catimbau guarda sítios arqueológicos com inscrições e pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos de idade, que constituem uma representação da pré-história da região. O lugar impressiona pela beleza e grandiosidade com formações geomorfológicas criadas a partir de processos erosivos ao longo dos séculos. Com área total de 62.300 hectares, o Parque abrange os municípios de Buíque (PE), Ibimirim (PE), e Tupanatinga (PE) e preserva os ecossistemas naturais existentes, com vegetação de Caatinga e rica fauna.

 (Fonte: http://www.icmbio.gov.br)

 COMO CHEGAR

 Parque Nacional do Catimbau – Estrada de Recife pela BR-232 até Arcoverde. Depois pela PE-270 até Buíque, seguindo então até a vila do Catimbau, principal acesso ao Parque.

 SERVIÇO

 Rindo Eco-Camping – Sítio Fazenda Velha, nº65, Buíque, Pernambuco. Telefone: (81) 99542-2141 

 Climb Adventure – Facebook: Climbadventure14 - Instagram: @climb_adv / - Fone (83) 99821-7574

Texto: Thais Cirino

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação em diversos veículos de comunicação de João Pessoa (PB), além da passagem por assessorias de imprensa em órgãos públicos do Estado.

 

  • Expedição reúne 130 pessoas no Vale do Catimbau em Pernambuco
  • Expedição reúne 130 pessoas no Vale do Catimbau em Pernambuco
  • Expedição reúne 130 pessoas no Vale do Catimbau em Pernambuco
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.